Conteúdo para toda família

ANÁLISES LABORATORIAIS

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

O teste para intolerância alimentar identifica alimentos que levam à produção de anticorpos IgG, que poderão estar na origem de diversas doenças, como, intolerância a alimentos, transtornos gastrointestinais (síndrome do cólon irritável), alterações dermatológicas (eczema), sobrepeso, enxaqueca e artrite. Uma vez identificados os alimentos responsáveis, estes poderão ser reavaliados na dieta. O estudo de intolerância alimentar é uma prova laboratorial que permite medir os níveis de Imunoglobulina G, específica, frente a até 200 alimentos diferentes.

Teste para intolerância alimentar mediada por IgG

 

As alergias alimentares são reações clássicas mediadas por Imunoglobulinas E (IgE). No entanto, as chamadas intolerâncias alimentares, mediadas por imunoglobulinas G (IgG) são menos conhecidas e apresentam uma manifestação mais tardia e menos evidente que as alergias IgE, não sendo diagnosticadas ou sendo confundidas com outras patologias. Em muitas ocasiões, as pessoas convivem com elas e com todas suas consequências patológicas.

Entre 20 e 35% da população sofre, em diferentes manifestações clínicas, com efeitos derivados da sensibilidade a diferentes alimentos.

O grupo de alimentos de intolerância moderada ou severa indica o nível de anticorpos detectados e serve de referência para que em futuros controles se comprove se a retirada dos alimentos melhora os níveis de reatividade. Para evitar desequilíbrios nutricionais e/ou riscos de má nutrição, essa prova deve ser solicitada e supervisionada por um especialista que elabore uma dieta equilibrada e faça o acompanhamento do paciente

Os resultados devem sempre ser correlacionados com a condição clínica do paciente, já que um nível aumentado de IgG de alimento não necessariamente se manifesta com algum sintoma específico. É importante lembrar que os resultados desse kit não dão informações sobre alergias mediadas por IgE.

Conforme estudos científicos, existe uma melhora notável dos sintomas em uma alta porcentagem de pessoas quando há a retirada de alimentos que apresentam níveis de IgG específica acima da normalidade.

 

Sintomas

 

Articulares: dor e rigidez.

Respiratórios: tosse, bronquite e asma.

Digestivos: acidez, úlceras e aftas na boca, gastrite, colite, prisão de ventre, diarreia e náuseas.

Gerais: enxaqueca, fadiga, depressão e retenção de líquidos.

 

Diagnóstico laboratorial

 

O teste de intolerância alimentar que avalia anticorpos IgG é uma ferramenta de diagnóstico muito útil para todas as alergias alimentares dos tipos II, III e IV.

O Laboratório de Análises Clínicas BIOMED disponibiliza o Estudo de Intolerância alimentar para 59, 109 e 200 tipos de alimentos diferentes.

 

Dr.Carlos César Camilo

Farmacêutico Bioquímico

Mestre em Ciências Aplicadas a Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo

Dr. Tiago Donizetti Silva

Biólogo, Especialista em Patologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo;

Doutor em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo

 

 

LABORATÓRIO  BIOMED

Rua Capitão Erasmo de Barros, 238

Telefone: (35) 3551-2093

www.biomed.uniexames.com.br

Guaxupé MG

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG