Conteúdo para toda família

ANÁLISES LABORATORIAIS

PERFIS ESPORTIVOS

Dr.Carlos César Camilo

Farmacêutico Bioquímico

Mestre em Ciências Aplicadas a Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo

A prática esportiva é fundamental para se ter uma boa qualidade de vida, porém nem todos os indivíduos respondem da mesma forma ao esporte. A contribuição da herança genética no rendimento esportivo é conhecida há tempos e diversos estudos têm mostrado que existe uma hereditariedade dos fatores e das predisposições de condição física e psicológica. Desse modo, a variação e os fatores genéticos contribuem para o rendimento esportivo e influenciam na maneira como as pessoas respondem ao treinamento.

O desempenho esportivo é o resultado da contribuição e interação de muitos fatores. Esses fatores são classificados em: fatores ambientais e fatores genéticos. Entre os fatores ambientais cabe destacar a dieta, o tipo de treinamento e preparação, as condições atmosféricas, entre outros.

Os fatores genéticos são variações na sequência do DNA (polimorfismos) que conferem diferentes características aos indivíduos e que são importantes para o desempenho esportivo, como resposta muscular, resposta cardiovascular, inflamação, suscetibilidade a lesões, entre muitas outras. Segundo estudos, os fatores genéticos contribuem entre 20 a 50% na variação individual de certas características relacionadas ao desempenho esportivo. A análise genética dos Perfis de Sport incluem variantes que são encontradas com mais frequência em atletas de elite e que supõem uma vantagem competitiva adicional ao treinamento em certas disciplinas.

Conhecer a genética relacionada ao esporte permite ajustar o treinamento de acordo com os objetivos de forma personalizada, bem como conhecer a predisposição a possíveis lesões frequentes nos atletas.

 

Perfil genético SportGen

 

A análise genética consiste na avaliação de 67 polimorfismos envolvidos em diferenças individuais no desempenho esportivo. São analisados 38 polimorfismos relacionados à capacidade esportiva, 31 relacionados ao risco de lesão, 16 relacionados à doença cardiovascular e 3 relacionados às necessidades de suplementos nutricionais.

 

O que é avaliado:

 

• Capacidade esportiva: cãibras musculares, força, mobilização de lactato, energia no exercício, perfil de resistência, capacidade aeróbica.

• Suscetibilidade a lesões: fraturas ósseas, inflamação muscular, lesões nos ligamentos, lesões musculares, recuperação muscular após lesão esportiva, tendinopatia.

 • Doença cardiovascular: doença coronariana, hipertensão.

 •  Suplementos nutricionais: creatina, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, metabolismo da cafeína.

 O perfil SportGen traz recomendações, orientativas, personalizadas para treinamento e nutrição com base nos resultados genéticos. A informação fornecida é útil para realizar uma abordagem individualizada e global para a otimização do treinamento esportivo.

 

Perfil genético Sport

 

A análise genética consiste na avaliação de 43 polimorfismos em 33 genes. Esses genes são especificamente associados ao desempenho atlético em atividades de força, resistência ou força e resistência combinadas, reposição energética, musculação, lesão e recuperação.

• Potência muscular: capacidade de exercer uma força substancial em um curto período de tempo.

• Resistência: capacidade de repetir uma atividade por um período prolongado de tempo sem fadiga.

• Potência e resistência combinadas: força muscular combinada com o desempenho muscular geral, para a prática de esportes de potência, sprint e aeróbico-anaeróbico misto

• Consumo de oxigênio: VO2 máx. é a taxa máxima de consumo de oxigênio do indivíduo durante o exercício; reflete a capacidade aeróbica de uma pessoa, ou seja, a capacidade de realizar exercícios dinâmicos de intensidade moderada a alta.

• Reposição energética: predisposição à inflamação e ao estresse oxidativo podem indicar a necessidade de suplementos

• Predisposição a lesões: lesões nos tendões ou ligamentos são frequentemente associadas ao esforço excessivo e à incapacidade esportiva.

 O perfil SPORTT é um teste que analisa o perfil genético para projetar, com base em dados científicos confirmados e com uma precisão superior a 99%, um plano de treinamento ideal adaptado às características individuais. O perfil traz informações orientativas para a definição de uma estratégia personalizada, obtendo o máximo desempenho esportivo em todas as fases do treinamento e para evitar lesões decorrentes da prática esportiva. Além disso, ele também fornece informações ao especialista para que se possa fazer um plano nutricional com base nos resultados genéticos relacionados à inflamação e ao estresse oxidativo.

 

Indicações para painéis esportivos

 

Os perfis genéticos de Sport são indicados para quem deseja:

• Melhorar seu desempenho desportivo através da personalização de seu treinamento e nutrição;

• Prevenir, na medida do possível, lesões frequentes da atividade física;

• Orientação para direcionamento de perfil esportivo;

 

Dr. Tiago Donizetti Silva

Biólogo, Especialista em Patologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo;

Doutor em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo

 

 

LABORATÓRIO  BIOMED

Rua Capitão Erasmo de Barros, 238

Telefone: (35) 3551-2093

www.biomed.uniexames.com.br

Guaxupé MG

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG