Conteúdo para toda família

GISSELI ÁVILA

UMA DAS ODONTÓLOGAS MAIS PRESTIGIADAS DO PAÍS FALA, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, DE SUA TRAJETÓRIA DE SUCESSO E DA NOVA ERA DA ODONTOLOGIA BRASILEIRA, RECONHECIDA COMO UMA DAS MAIS AVANÇADAS DO MUNDO

A odontologia brasileira é umas das mais avançadas do mundo e já foi noticiada por diversos meios de comunicação como o inglês Financial Times, um dos mais respeitados no mundo quando o assunto é economia e negócios. O jornal mostrou  a qualidade da indústria odontológica brasileira e que os dentistas nacionais estão entre os melhores do mundo. “Uma das coisas mais surpreendentes sobre o Brasil é que sua odontologia situa-se entre as melhores do mundo”, atesta a reportagem. De acordo com o texto, a habilidade dos dentistas nacionais e o tamanho do mercado brasileiro, que se expandiu nos últimos anos, têm atraído grandes empresas fornecedoras, tanto dos EUA  quanto da União Europeia. Isso traz como consequência a excelência do segmento.

Conforme dados do Conselho Federal de Odontologia, o Brasil já conta com mais cirurgiãs-dentistas do que homens – são 163.866 mulheres contra 114.838 profissionais masculinos. São mais de 300 mil mulheres trabalhando em prol da população brasileira. Na área de auxiliares e técnicos em saúde bucal (ASB e TSB) a predominância também é de mulheres – a TSB abrange cerca de 20 mil mulheres (20.850) com 1.247 homens. Já a ASB comporta 108 mil (108.819) com 4 mil profissionais masculinos (4.437). O setor ainda conta 6.647 mulheres como técnicas de próteses dentárias (TPD) e 1005 auxiliares (APD) na mesma área.

A Cirurgiã Dentista  poços-caldense Gisseli Bertozzi Ávila, de 36 anos, é das mais respeitadas e renomadas profissionais do Brasil. Ela possui uma formação diferenciada. É especialista em prótese dentária, Mestre em Clínica Odontológica, Doutora em Reabilitação Oral e Doutoranda em Implantodontia. Ao lado do esposo, o também odontólogo e pesquisador Sérgio Dias, idealizaram e fundaram o Hospital Odontológico Implar, na cidade de Poços de Caldas, que se tornou referência internacional no segmento. Profissionais do Brasil e do exterior vêm com frequência à cidade conhecer a estrutura e a avançada tecnologia do hospital.

Atualmente, Gisseli é professora do curso de Mestrado em Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic - uma das mais referenciadas do País - além de diretora do Hospital Implar onde é responsável pelo serviço de cirurgia.

O primeiro contato de Gisseli com a odontologia aconteceu logo na infância, pois os pais eram cirurgiões dentistas. “Meu pai atuava como protesista e minha mãe como odontopediatra e ortodontista. Durante toda a infância fui estimulada a desenvolver minhas habilidades manuais e as minhas bonecas foram minhas primeiras pacientes”, explica a odontóloga.

Muitos foram os motivos que a levaram a escolher a odontologia como profissão, mas o principal foi o entusiasmo e o carinho dos pais no exercício da profissão, além da alegria e satisfação que os trabalhos deles proporcionavam às pessoas.

Conforme a doutora, o grande desafio no início da profissão foi a administração do tempo. “A odontologia tem um tempo curto de graduação - em geral 4 ou 5 anos - mas sempre tive convicção da necessidade de mais informação para exercer uma odontologia precisa e eficiente. Assim, fiz 12 anos de pós-graduação proporcionando, além do exercício clínico da profissão, que eu atue como professora de odontologia e também como pesquisadora”.

Para superar os desafios ela sempre acreditou na constante busca do conhecimento.  Assim, foi além da odontologia. Se preparou em áreas administrativas e empresariais  o que proporcionou ser hoje, além de cirurgiã-dentista, uma empresária da área de saúde e ser diretora proprietária do primeiro hospital odontológico de Minas Gerais.

“No início da profissão aprendi a importância de cuidar com carinho de meus clientes, condição que ao longo de toda minha formação fiz questão de aprimorar, tornando-se o foco central da atuação do Hospital Odontológico Implar. Atualmente, além da atuação acadêmica, cuido de alguns setores administrativos do hospital e reservo todos os períodos da tarde para atuar no segmento que sou apaixonada:  a cirurgia”, comenta.

Sobre a prevalência das mulheres na profissão ela é democrática e diz que, atualmente, não vê diferenças entre homens e mulheres no exercício da profissão.  “O que realmente define o sucesso é o domínio do conhecimento. Vivemos um mercado aberto que, felizmente, não oferece grandes oportunidades para os malformados. Acredito muito no compartilhamento do conhecimento, por isso, procuro dividir com meus alunos e colegas de profissão todas as informações. Assim, tenho portas abertas em inúmeras universidades dentro e fora do país. Para estar sempre ampliando o meu Know-how estou conectada a diversas bases de dados que norteiam a odontologia”, enfatiza.

Gisseli explica ainda que a odontologia como profissão, além dos recursos financeiros, lhe proporciona todos os dias a conquista de novos amigos, como  clientes, alunos, fornecedores e profissionais da saúde. “É uma profissão que agrega, aproxima as pessoas e proporciona felicidade, afinal reconstruímos sorrisos”.

Sua missão diária é empreender na carreira e profissão. “Proporciono resultados com os tratamentos que realizo, gerando empregos e contribuindo na movimentação econômica da nossa cidade e região. Estou sempre em busca de novas tecnologias e métodos de tratamentos para que o Hospital odontológico Implar continue sendo uma referência nacional. Coloco-me a disposição de todos os que necessitam de tratamentos odontológicos e também a todos os cirurgiões dentistas que queiram conhecer o Hospital Odontológico Implar”, finaliza.

 

O HOSPITAL IMPLAR

 

 

Prova inconteste de tamanho empreendedorismo e amor pela odontologia foi a idealização e construção do primeiro hospital odontológico de Minas Gerais, o Implar.  Segundo Gisseli, a ideia surgiu da necessidade de ter um local onde os tratamentos pudessem ser realizados de forma integrada. O hospital proporciona a realização de exames como tomografia, cirurgias avançadas que necessitam de anestesia geral. Possui  laboratório protético digital  que proporciona a realização de grandes tratamentos em reduzidos atendimentos. “No hospital iniciamos o atendimento desde antes do nascimento, atendendo a gestante, e não temos limites de idade para realizar tratamentos. Nossa infraestrutura e o apoio médico oferecem essa possibilidade”.

O hospital odontológico Implar possui infraestrutura de última geração e conta com uma equipe altamente qualificada que atua em todas as especialidades da odontologia, tornando-se uma das maiores referências da odontologia nacional. Dedica-se ao atendimento clínico bucal e facial, além de estar sempre participando no desenvolvimento de novos materiais e técnicas que possam fazer a odontologia avançar.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é realizado um detalhado levantamento do perfil de saúde geral do cliente, para isso o hospital tem no seu apoio clínico vários médicos, que após consulta e interpretação de exames complementares, determinam juntamente com os cirurgiões e anestesistas, o protocolo de atendimento a ser seguido para o sucesso e conforto cirúrgico. A criteriosa metodologia cirúrgica Implar permite realizar com segurança procedimentos cirúrgicos sem limites de idade.

O hospital está inserido no conceito Odontologia Digital, o que possibilita a reconstrução dos sorrisos utilizando sistema de escaner e impressora 3D. Está desenvolvendo uma nova tecnologia de atendimento odontológico, baseado nos mais novos conceitos digitais,  a Odontologia Robótica.

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG