Conteúdo para toda família

BIOMED APRESENTA AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM EXAMES LABORATORIAIS

Há 29 anos a Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé dava início a estruturação do laboratório de análises clínicas anexo ao hospital. Além de uma demanda antiga, era de extrema necessidade essa prestação de serviços na própria Santa Casa. Foi em 1989, gestão do então provedor Dr. Maurício Zerbini, que o laboratório começou a operar, proporcionando maior conforto e agilidade no tratamento dos pacientes.

A elaboração e estruturação do laboratório ficaram sob a responsabilidade do farmacêutico bioquímico Carlos César Camilo, também Mestre em Ciências Aplicadas à Medicina Hematologia Pediátrica. Ele explica que, anteriormente, os exames de pacientes internados no Hospital eram realizados por laboratórios parceiros externos, inclusive, alguns localizados em outras cidades, o que demandava tempo. Após várias reuniões com o corpo clínico, chegou-se ao modelo do laboratório necessário para atender a Santa Casa. “Quebramos paradigmas e transformamos os procedimentos de análises laboratoriais em receita para o hospital.  No início, era um espaço acanhado, mas que, dentro das possibilidades, atendia a demanda. Por ser uma Irmandade e com muitas responsabilidades financeiras, o laboratório não recebia muitos investimentos tecnológicos necessários, o que por outro lado, jamais comprometeu a confiabilidade dos exames”.

O bioquímico explica que ao longo dos anos a tecnologia evoluiu muito, sobretudo em termos de equipamentos que realizam uma gama de exames com maior agilidade, com menores custos e com alta qualidade. “Dentro das possibilidades, a Irmandade foi investindo no laboratório através de reformas de ampliação e melhorias nos equipamentos até chegar nessa excelente estrutura que temos hoje, mantendo a mesma missão e os mesmos valores”, analisa.

Porém, chegou o momento de voos mais altos. Depois de várias reuniões com a diretoria, César enviou uma proposta de terceirizaçao do Laboratório ao provedor Dr. Roberto Vergili e ao assessor da diretoria, Edson Leite, que encaminharam ao Conselho Consultivo, que a aprovou. Assim,  o Laboratório Biomed está agora a sob responsabilidade do bioquímico Carlos César e do biólogo Tiago Silva.  “É um passo macro rumo a um novo momento para o laboratório e para a Santa Casa. A partir de agora, temos a responsabilidade de torná-lo ainda mais eficiente tanto em termos de estrutura quanto de tecnologia. Por estar anexo ao hospital e prestar serviços ao Sistema Único de Saúde, passamos anualmente por auditorias rígidas por órgãos ligados ao Ministério da Saúde e sempre logramos êxito. E assim continuará sendo”, garante César.

Além dos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, o Laboratório agora chamado Biomed – Laboratório de Análises Clínicas, atenderá toda a cidade e pacientes da região, inclusive planos médicos como a Unimed. “Temos uma parceria importante com a Universidade Federal de São Paulo e trouxemos novas técnicas de exames importantes para Guaxupé, além de novos equipamentos que estão sendo incorporados a nossa estrutura”, diz Carlos César.

Ele explica que grandes médicos contribuíram para a evolução do Laboratório da Santa Casa ao longo dos anos, entre eles, Heber Quintella, Maurício Zerbini e Vicente Lessa, e suas respectivas diretorias. “Não posso deixar de agradecer também aos conselhos do Dr. Sylvio Ribeiro do Valle e de seu filho, Mário Guilherme Ribeiro do Valle, que em um momento crítico, trouxeram uma apoio que muito colaborou para a estruturação do Laboratório. Essas pessoas contribuíram e muito para as histórias do laboratório e, sobretudo, para minha história profissional”.

 

AVANÇOS EM ESTRUTURA E ALTA TECNOLOGIA

 

Conforme Carlos César, muitos investimentos estão sendo feitos para que a excelência na prestação de serviços avance ainda mais. O laboratório Biomed está adequado para atender pacientes de Guaxupé e de toda a região para a execução de dezenas de exames. Todos os procedimentos são auditados pelas melhores empresas de proficiência de qualidade do país e o controle de qualidade atestado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Em termos de estrutura, tudo foi reformado, ampliado e adequado, desde a sala de espera, que acolhe os pacientes, até as salas de coletas funcionais e um ambiente desenvolvido especialmente para a realização de exames infantis. Tudo isso gera ainda maior conforto aos pacientes que por lá passam diariamente. Além disso, houve a efetivação de convênios com grandes empresas regionais e também empresas voltadas para Medicina e Segurança do Trabalho. A parte de informática também avançou e os médicos têm a comodidade de visualizar os exames de seus pacientes realizados pelo Laboratório Biomed diretamente do consultório, através do computador ou até mesmo do smartphone. Há também o atendimento 24 horas mediante agendamento. Para isso, analistas estão a disposição para atender pacientes externos que, por uma série de motivos, estão impossibilitados de realizar seus exames no horário comercial e, sobretudo, em casos de urgência. Todo o processo será realizado de maneira rápida e o resultado disponibilizado on-line ao médico imediatamente. “Trata-se de uma gama de serviços que, anteriormente, eram oferecidos somente em grandes centros. Agora, Guaxupé e região têm essa comodidade”.

 

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE EM TODOS OS PROCESSOS

 

O biólogo Tiago Silva  é especialista em Análises Clínicas com Mestrado e Doutorado em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo.  Ele atuou por 10 anos na Escola Paulista de Medicina no desenvolvimento de diagnóstico em câncer ao lado dos mais notórios médicos do país na área, entre eles, a doutora Nora Manoukian Forones. Ele se diz honrado pela oportunidade de, na sua formação profissional, ter podido contar com professores tão renomados. Agora traz todo seu conhecimento em prol desta nova fase do laboratório. Ele explica que estão sendo implantados serviços e plataformas inovadoras que começam já na chegada do paciente ao laboratório.

“Hoje, ao solicitar um exame na recepção, cada paciente ganha um código de barras exclusivo que acompanhará a amostra por todos os processos dentro laboratório, garantindo a mais absoluta segurança e, sobretudo, sigilo. Através desse código, sabemos o horário que esse paciente chegou até a emissão do resultado. Há a rastreabilidade de todas as etapas dessa amostra dentro do laboratório o que elimina qualquer chance de erro. Todas as amostras são guardadas por até 5 anos e, se precisar fazer um novo exame da mesma amostra, é totalmente possível. Outro grande avanço está em tecnologia. Atualmente, os equipamentos estão interfaceados a computadores, ou seja, os dados dos exames já saem impressos. “Hoje não há mais a digitalização dos resultados dos exames, eliminando um possível erro de digitação, ou seja, de 50 virar 500. Após a conclusão do exame pelo equipamento, há a checagem e posterior assinatura do laudo para impressão por nossos analistas”, explica.

Atualmente, são realizados cerca de 700 tipos de exames no Biomed. Tiago explica que entre eles está o de Gasometria é que visa medir o oxigênio (O2), o gás carbônico (CO2) e o pH no sangue arterial para avaliar o equilíbrio ácido básico de um paciente. Esse exame é utilizado principalmente para verificar se os pulmões estão sendo capazes de fazer corretamente a troca do oxigênio pelo dióxido de carbono nos alvéolos. Quando as artérias passam pelos pulmões, elas deixam o dióxido de carbono coletado nas células dos tecidos orgânicos e o trocam pelo oxigênio que está nos alvéolos, graças à respiração, para então levá-los aos órgãos. Somente o Biomed disponibiliza esse exame em Guaxupé. Outro procedimento realizado em Guaxupé é o exame de PTH, um hormônio produzido na glândula paratireóide. Ele ajuda a controlar a quantidade de cálcio e de fósforo no corpo. “Trata-se de um exame muito delicado e, quando enviados à laboratórios de apoio, mesmo a amostra congelada, as moléculas se quebram comprometendo o resultado do exame. Quando é feito no próprio laboratório, esse risco é imensamente minimizado”.

Outro exame destacado pelo biólogo é o Beta hCG ou BhCG, que refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, uma vez que se trata de um método com elevada acurácia. Quando colhido na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto elevadíssima. O beta hCG pode ser obtido através de exames de sangue ou de urina. “A grande maioria dos laboratórios apenas acusam no exame a existência ou não do hormônio. Aqui no Biomed há a quantificação exata desse hormônio que reponde ao médico uma série de questões. Um exemplo é a paciente que fez o tratamento de fertilização. Assim, conseguimos mensurar com exatidão a evolução hormonal dia a dia após essa fertilização. Através da dosagem também é possível diagnosticar a gravidez ectópica, que tipicamente ocorre em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero, na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero”. Outro diferencial é a realização da análise do sedimento urinário por microscopia de contraste de fase, possibilitando a pesquisa de dismorfismo eritrocitário, útil no diagnóstico de hematúria de origem glomerular, metodologia esta implantada neste serviço em parceria com Hospital do Rim da UNIFESP, referência na área.

Também destacado por Tiago é o setor de microbiologia, devido a parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na qual ele é pesquisador. “Muitos médicos nos procuram com casos aparentemente sem solução e lá encontramos espaço para pesquisar. Isso reflete diretamente nos diagnósticos dos nossos pacientes. É um grande diferencial. Destaco também nossos rígidos controles de qualidade implantados. Somos inscritos em 2 programas nacionais, inclusive no Controllab, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que é o mais rigoroso do País, no qual Somos continuamente avaliados. Nos são enviadas amostras mensalmente cujo resultados desconhecemos. Assim, procedemos todas as analises e enviamos os resultados que estão sempre alinhados com os padrões estabelecidos”.

Todos esses avanços em estrutura e tecnologia visam garantir ao paciente a rigorosa exatidão do exame que ele está em mãos. “Em análises clínicas não falamos em 100%, mas a confiabilidade analítica do nosso Laboratório é de 99% em análises laboratoriais”, encerra o biólogo.

 

RUA CAPITÃO ERASMO DE BARROS, 238

TELEFONE: (35) 3551-2093

www.biomed.uniexames.com.br

GUAXUPÉ - MG

 

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter