Conteúdo para toda família

UMA GERAÇÃO

DE NOVOS TALENTOS

Dra. Carolina Oliveira

e a Odontologia

A família Freiria de Oliveria tem uma relação sólida com a odontologia guaxupeana há décadas. O casal de odontólogos Dr. Vanílio Oliveria e sua esposa Dra. Valdirene, da Clinimplant, foram precursores em diversas áreas da odontologia, sobretudo no advento dos implantes dentais na região.  A dedicação e cumplicidade com a área foi tão grande que a filha, Carolina Oliveira, agora integra a renomada equipe Clinimplant.

“Minha relação com a Odontologia vem de longa data, afinal meus pais se conheceram por conta desta profissão, e por meio dela construíram uma família, da qual faço parte. Desde pequena via meus pais envolvidos em cursos, congressos nacionais, internacionais e todo o universo odontológico. Com o passar do tempo, essa área começou a me fascinar e encontrei muita identificação com a Odontologia, atividade que decidi seguir pela vida”.

Hoje, Carolina é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação me engajou-se em projetos que incluíam desde crianças a idosos, com destaque especial para as atividades realizadas pelo projeto “Felizidade”, onde haviam visitas aos idosos internados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Outra paixão era o estudo científico. Desde o primeiro ano de faculdade ela realizou pesquisa científica, sobretudo com células tronco, que lhe rendeu uma menção honrosa concedida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Recentemente, fez em cursos de atualização em endodontia e Odontologia estética.

 

ODONTOPEDIATRIA

 

A Odontopediatria, na qual Carolina atua, é a área da odontologia responsável por cuidar das crianças, desde o nascimento até a adolescência. Os dentes de leite do bebê são formados muito antes de começarem a aparecer. Ela explica que eles começam a se desenvolver ainda no útero da mãe, por volta do quinto mês de gestação. “Os primeiros dentes da criança erupcionam por volta do sexto mês de vida e a dentição decídua (dos conhecidos “dentes de leite”), se completa perto dos dois anos e meio de idade. A consulta ao dentista deve ser feita o mais breve possível para diagnóstico e prevenção de possíveis anormalidades de desenvolvimento dos dentes e estruturas anexas, como anquiloglossia (língua presa), fissura palatina, entre outras”.

A importância da visita dos pequenos ao dentista se deve ao fato de que nessa idade há formação de hábitos, como de alimentação e higiene, que podem ser construídos de forma positiva entre profissional e paciente. Desse modo, a criança cria uma consciência sobre a importância de cuidar de seus dentes e consumir bons alimentos, crescendo com uma boca saudável, por consequência. Além disso, as consultas de rotina, são essenciais para quebrar estereótipos: geralmente são visitas em que os procedimentos são pouco invasivos, o que faz com que a criança passe por momentos prazerosos, cresça se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista. Com isso, os pequenos tendem a ter melhor comportamento no consultório odontológico quando crescidos.

A consulta tardia pode ser mais traumática, uma vez que geralmente ocorre quando já há problema bucal e a criança não está familiarizada com o ambiente, podendo ser um atendimento muito mais trabalhoso.

A higienização deve começar quando o bebê nasce. No início, deve-se fazê-la com uma gaze ou pano umedecido em água filtrada  para habituar a criança com o ato de limpar a cavidade oral. A partir do nascimento dos primeiros dentes, deve-se começar a escovação, com escovas apropriadas, para o tamanho dos pequenos.

A troca dos dentes decíduos pelos permanentes tem início por volta dos 6 anos e se completa perto dos 13. Neste período deve-se atentar para o desenvolvimento ósseo e o posicionamento dos dentes, tendo em vista a possibilidade de se ter que fazer um tratamento ortodôntico. Por volta dos 17 anos é a idade em que deveria se completar a erupção dos terceiros molares (dente do siso) e deve-se avaliar a necessidade de remoção cirúrgica do mesmo, uma vez que muitas vezes ele não assume uma posição adequada na arcada e precisa ser extraído.

“É importante ressaltar como a prevenção tem papel de destaque na saúde bucal durante toda a vida da pessoa. Através de consultas de rotina, é possível detectar doenças na gengiva, cáries, problemas oclusais e até mesmo câncer bucal, bem no começo, o que pode evitar a necessidade de procedimentos mais invasivos ao longo do tempo, antes que evoluam”, explica a odontóloga.

Chegando ao outro extremo traço um paralelo para abordar sobre um tema muito importante, a odontogeriatria. A odontogeriatria é a área da odontologia responsável por cuidar dos idosos, ela abrange tanto a prevenção com a reabilitação da saúde bucal nestas pessoas tão queridas, importantes e cada vez mais presentes em nossa sociedade. Uma boa saúde bucal irá proporcionar melhora na saúde física e psicológica desses pacientes, uma vez que irão se alimentar melhor, ter um sorriso esteticamente agradável, melhorando até as relações interpessoais.

    A Clinimplant me acolheu. É aqui que a cada dia posso me realizar mais nesta linda profissão que é a Odontologia! A clínica, situada em área nobre de Guaxupé, oferece infraestrutura completa para atender as necessidades tanto dos menores, quanto dos maiores, oferecendo tratamentos nas áreas de prevenção, estética, cirurgia, endodontia, periodontia, implantodontia, prótese e pediatria. O amor pelo trabalho é a força que une nossa equipe e nosso diferencial é o compromisso com a excelência.

 

CONSULTORIA

 

CLINIMPLANT

RUA PEREIRA DO NASCIMENTO, 250-A

TELEFONE: (35) 3551-1126

GUAXUPÉ - MG

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG