Conteúdo para toda família

AO LADO DELES!

AS MULHERES COMPROVAM COMPETÊNCIA E GANHAM, A CADA DIA, MAIOR CREDIBILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO;

ANA CLÁUDIA CARLINI  MINCHILLO

É UM DESSES EXEMPLOS QUE, AO LADO DO ESPOSO, AVANÇAM NO MERCADO DE CONSTRUÇÃO COM EXTREMA DETERMINAÇÃO

Nos últimos 50 anos as mulheres têm deixado de atuar apenas no ambiente privado para também se lançarem no mercado de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho, elas ocupam 44% das vagas. Os estados com menos diferença de participação no mercado de trabalho formal entre homens e mulheres são Roraima (49,6% das vagas de trabalho são ocupadas por mulheres) e Acre (47,2%).  Além disso, o desemprego afetou menos as mulheres nos últimos cinco anos do que os homens.

Guaxupé representa muito bem estas estatísticas e, atualmente, muitas estão a frente de empresas ou ao lado dos maridos na direção dos negócios.  Um desses casos de sucessos é o de Ana Claudia Carlini Minchillo, que há anos atua ao lado do esposo, João Minchillo Netto, na empresa Minchillo Materiais de Construção, uma das maiores do segmento na região.

Natural de Itu, interior paulista,  onde residiu até os 10 anos, depois morou em Brasília e, em seguida, em Campinas, onde concluiu os estudos até o nível superior. Formou-se em administração de empresas pela PUCCAMP e seu primeiro emprego foi  em 1987 na empresa Concrelix.

“Em 1989, iniciei minha vida profissional no comércio, na Sears, loja de departamentos, como Trainee. Foi quando  me apaixonei pelo comércio. Em 1991 a Sears foi vendida para o Mappim que nesta época estava expandindo suas atividades. Então, ganhei um presente, estava na maior loja de departamentos daquela época. Era uma loja sólida e com grandes expectativas de crescimento. Fui promovida a Chefe de Departamento e foi uma escola para mim”, relembra.

 Em 1994 ela se casou com João Netto e vieram morar em Guaxupé, onde a família tem até hoje empresas do mercado da  construção civil. Ela explica que, apesar de já estar acostumada com o comércio,  foi um novo desafio trabalhar no segmento de materiais para construção - uma área completamente diferente da qual já havia atuado.

“Os novos desafios foram muitos e eu não tinha conhecimento técnico dos produtos comercializados, além de estar morando em uma cidade nova. Não conhecia os clientes e estes eram habituados a ser atendidos por homens. Mas logo me familiarizei com os produtos e, aos poucos, as pessoas acostumaram com minha presença na loja, ganhei confiança”.

Ana Cláudia explica que seu trabalho vai além do atendimento aos clientes que, segundo ela,  é a atividade mais importante da loja. “Vou além. Oriento os vendedores, participo da logística de entrega e auxilio meu marido em tudo que ele precisa.  Se no início era somente eu como mulher trabalhando, hoje temos  muitas  em praticamente todos os setores das lojas. Acredito que as mulheres têm gostos mais apurado para definir os materiais de acabamento, são mais pacienciosas para atender e mais organizadas na arrumação dos produtos no interior da loja”.

E os fabricantes de materiais para construção já identificaram esse diferencial feminino e, frequentemente, oferecem cursos, palestras técnicas e workshops  em parceria com Construai - uma das grandes associações de materiais para construção de Minas Gerais - para capacitação e atualização.  “Assim, temos a orientação de consultores em diversas áreas o que agrega muito ao nosso conhecimento para auxiliar nossos clientes”, complementa.

Ana Cláudia diz que é muito gratificante atuar nesse segmento que por anos foi exclusivamente dominado pelos homens. “Nós compartilhamos da felicidade das pessoas com a construção e reforma de suas casas. Isso é extremamente gratificante. Aproveitando a oportunidade, quero  agradecer nossos clientes - que na verdade se tornaram-se amigos. Também aos colaboradores pela dedicação e empenho diário. Gostaria também de agradecer a cidade de Guaxupé pela acolhida profissional e pessoal. E, claro,  a Empresa Minchillo pela oportunidade de poder fazer parte desta equipe”, finaliza.

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG