Conteúdo para toda família

Fisioterapia
Prof. Dr. Luiz Henrique G. Santos

A fisioterapia

Coordenador do curso de Fisioterapia do UNIFEG

Diretor clínico do Instituto Sulmineiro de Cabeça e Pescoço

 

Rua Cel JoaquimCosta, 115

Telefone: (35)99182-7771

Guaxupé MG

Sou Luiz Henrique Gomes Santos, professor do curso de Fisioterapia do UNIFEG desde 2007, onde neste ano completei 10 anos nesta instituição que tem mudado a forma com que as pessoas olham e valorizam o profissional fisioterapeuta, principalmente pela formação humanista e cientifica que buscamos formar nosso aluno. Já ingressei neste centro universitário com o título de mestre em Biotecnologia de plantas medicinais (onde pesquisei o efeito de um extrato da planta conhecida como “chapéu de couro”, com efeitos antiinflamatórios no tratamento de distrofias musculares), pela universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Ainda como docente do curso e com a necessidade de trazer atualizações aos meus alunos, cursei pós graduações (Especialização) como: Fisioterapia Traumato-ortopédica (UGF-RJ), Ergonomia (UGF-RJ), Prótese e Órtese na área da Saúde (METROCAMP-SP) e Terapia manual ortopédica (IPES-SP). Esta busca se tornou ainda mais séria quando aceitei o convite para me tornar coordenador do curso de Fisioterapia no ano de 2010.

Sou professor de diversas pós graduações em fisioterapia, já tendo ministrado módulos nas instituições: FEPI (Itajubá), ENAF (Poços de Caldas-MG e Boa vista – RO), UNIVAS (Pouso Alegre - MG), IMPARARE (São Paulo e São José do Rio Pardo - SP), UNIFEG (Guaxupé-MG). Quando conheci Guaxupé e as cidades da região (já professor do curso), vimos uma grande necessidade de ter profissionais mais capacitados e engajados politicamente para tornar nossa profissão mais forte e ampla, com papel mais ativo na sociedade. Neste período atuei em empresas com avaliações e elaborações de laudos ergonômicos, atuei em clínica própria na área de dor orofacial (tratamento de disfunção da articulação temporomandibular) na cidade de Juruaia – MG em parceria com o Dr. Lucas Piza (Dentista). Na instituição de ensino, juntamente com meus pares, criamos matrizes curriculares mais atualizadas e trouxemos grandes nomes da fisioterapia, fato que tornou nosso curso conhecido em todo o país pelas ações e grandeza das mesmas. Em março de 2017 finalizei o doutorado na universidade federal de São Carlos (em pesquisa que avaliamos os efeitos de exercícios resistidos associado ao laser de baixa potência, no tratamento de osteoartrite de joelho), e senti a necessidade de colocar um antigo sonho em prática, um local de atendimento especializado em dores orofaciais.

Então, surgiu o Instituto Sulmineiro de Cabeça e Pescoço (ISCP), local este que reuni profissionais que estudam e se aperfeiçoam na busca pelas melhores evidências científicas para atender pessoas que sofrem acima de tudo com dores crônicas, sejam elas nos braços, coluna, pernas, cabeça, entre outros. As pessoas me perguntam “Você só atende dor de cabeça?”, eu respondo: “Somos fisioterapeutas e especialistas em sistema musculoesquelético”, ou seja, nosso objetivo é tratar a dor.

Aos poucos as pessoas tem percebido em seu dia-dia, que as medicações não são a melhor forma de tratar a maioria das dores de cabeça e tem nos procurado, isso tem sido muito bom, pois à vontade e participação dos pacientes nos proporciona grandes resultados. Tem sido gratificante e tem nos motivado inclusive a inaugurar nossa segunda unidade na cidade de Pouso Alegre –

 

A Fisioterapia

 

Vamos começar nossa conversa falando um pouco sobre a profissão que me escolheu como representante legal para promover saúde, prevenir e tratar disfunções dos mais diversos sistemas do corpo humano e tornar os meus pacientes aptos à realizarem com o máximo de independência, suas atividades de vida diariamente. A Fisioterapia enquanto profissão da saúde visa proporcionar bem-estar geral aos seus clientes/pacientes. Muito mais do que um conjunto de técnicas e recursos terapêuticos físicos, trata-se de uma profissão que se responsabiliza principalmente pela intervenção sobre as disfunções do movimento humano.

A natureza da Fisioterapia, segundo a “World Confederation for Physical Therapy”, é: profissão da área de saúde que presta serviços a pessoas e populações com o intuito de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional, durante todo o ciclo de vida (infância, idade adulta e velhice). Em função de seus conhecimentos específicos, o fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que aplica ações voltadas a atender as necessidades de saúde do movimento humano, em seus níveis primários (promoção, prevenção e proteção específica), secundários (tratamento físico e funcional) e terciários (reabilitação, limitação de danos e alívio do sofrimento). No Brasil a prática da profissão iniciou-se em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica, pelo Professor Raphael de Barros, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Decreto-Lei 938 de 13 de outubro de 1969, data esta que deu origem ao dia do fisioterapeuta, representa um marco importante para a Fisioterapia. O Art. 3° define como sendo atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente3. Como percebemos, a Fisioterapia atua na prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. Desde 2007 na cidade de Guaxupé, ano que iniciei como docente do curso de Fisioterapia do UNIFEG (junto com um grupo de professores cheios entusiasmo) foi estabelecida nova forma de ensino e relacionamento com nossos alunos, e o alto grau de exigência pode ser observado a partir de 2009, onde nossos ex-alunos ingressaram em clínicas, concursos públicos e programas de aprimoramentos e mestrados em instituições públicas respeitadas em todo o mundo.

O padrão de atendimento mudou na cidade de Guaxupé e região, visto que a formação humanista e científica trouxe mudanças significativas e reconhecidas rapidamente pela população, visto que nos dias de hoje, os profissionais fisioterapeutas com maior valorização nas várias cidades da região, foi aluno formado no UNIFEG, fato que muito nos orgulha. O fisioterapeuta pode atuar em todas as áreas da saúde e o mais importante, de forma autônoma, ou seja, seu diagnóstico baseado cada dia em bases científicas mais específicas, garante eficácia no tratamento de diversas doenças. A formação em fisioterapia faz com que o profissional possa desenvolver suas atividades em hospitais, clínicas, clubes esportivos, academias, entidades assistenciais, programas de saúde, instituições de ensino e de pesquisa, e em domicílios. O mercado de trabalho para o fisioterapeuta apresenta perspectivas promissoras. Há grande carência de profissionais capacitados na área, havendo regiões mais desfavorecidas, localizadas principalmente no Norte, Centro-Oeste e nordeste do país. Assim, o fisioterapeuta pode se especializar em Fisioterapia ortopédica e traumatológica, Fisioterapia neurológica e neuropediátrica, Fisioterapia cardiorrespiratória, Fisioterapia no Programa de Saúde Pública, Fisioterapia no Programa de Saúde da Família, Fisioterapia no Programa de Saúde da Mulher, Fisioterapia oncológica, Fisioterapia pediátrica, Fisioterapia desportiva, Fisioterapia dermato-funcional, Fisioterapia ergonômica e laboral, Fisioterapia geriátrica, psiquiatria, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pesquisa, consultoria, Assessoria Educacional em empresas, clubes e escolas, entre outras. Você sabia que além destas, a Fisioterapia está tão especializada, que hoje temos tratamentos baseados em evidências cientificas, que são muito eficientes para tratar dores de cabeça, disfunções de ATM, dores na coluna, fibromialgia e dores crônicas. Trouxemos recentemente para Guaxupé o Instituto Sulmineiro de cabeça e pescoço – ISCP, que desenvolve recuperação funcional especializada. Conheça nossa forma de abordar esta que é uma das maiores causas de incapacidade, e saiba mais como podemos te ajudar.

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG