Conteúdo para toda família

Fisioterapia
Prof. Dr. Luiz Henrique G. Santos

HÉRNIA DE DISCO

 Você sabia que o melhor

tratamento é com Fisioterapeuta?

Hérnia de disco é um problema no disco que fica entre os ossos da coluna vertebral com a função de amortecer as cargas e impactos do dia a dia. Essa alteração no disco pode provocar dor e atingir algum nervo que sai da coluna e vai para as pernas. A hérnia pode acontecer em qualquer região da coluna, mas, ocorre com mais frequência na região lombar, acima das nádegas. O paciente geralmente sente dor da região da coluna e quadril que irradia para as pernas podendo chegar até os pés.

   Um fator importante é avaliar qual foi a (s) causa (s) da hérnia discal sendo mais comuns, as alterações posturais em casa e/ou no trabalho, posições erradas ao dormir, movimentos repetitivos ou mantidos por longo tempo da coluna lombar, sobrecargas do dia a dia ou traumas. Essas causas muitas vezes geram desalinhamentos na coluna que devem ser corrigidos e tratados para alívio dos sintomas e melhora na funcionalidade cotidiana.

 O tratamento pelo médico ortopedista irá auxiliar no alívio dos sintomas por medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e dependendo do caso a indicação médica é a cirurgia. Porém, hoje em dia é comum os pacientes com hérnia de disco procurarem primeiramente o profissional Fisioterapeuta. O tratamento fisioterapêutico especializado será baseado nas causas que levaram ao surgimento da hérnia de disco utilizando exercícios terapêuticos específicos e orientações para o alívio dos sintomas e melhora nas atividades diárias e do trabalho.

No estudo realizado por pesquisadores do mundo todo e publicado no periódico The Lancet, 2018, revelou que as condutas mais apropriadas para o tratamento das dores crônicas da coluna, estão nas mãos de Fisioterapeutas atualizados cientificamente e que atuam pautados na prática baseada em evidências. Isso evitaria fortemente a cronicidade da dor na coluna.

Um estudo recente realizado pelos pesquisadores Chiu et al, identificou por meio de uma revisão sistemática em 2015, que há regressão espontânea do tecido herniado do disco, e pode ser completamente resolvida após o tratamento conservador ou seja, com Fisioterapia. Pacientes que apresentam hérnias com extrusão e sequestro de disco apresentaram uma possibilidade significativamente grande de regressão espontânea. O sequestro de disco teve uma taxa significativamente mais alta de regressão completa do que a extrusão de disco.

O mais importante é procurar ajuda profissional assim que aparecerem os sintomas para evitar que a dor se torne crônica. Evite fazer exercícios recomendados por leigos ou que você viu em blog na internet, pois pessoas com a mesma hérnia discal muitas vezes precisam ser tratadas de forma individual. Portanto, alguns exercícios que são indicados para algumas pessoas, podem não funcionar ou piorar os sintomas em outros pacientes. Saiba que nem tudo que esta nos exames por imagem, são realmente relevantes para a compreensão do seu problema. Pense nisso!

Coordenador do curso de Fisioterapia do UNIFEG

Diretor clínico do Instituto Sulmineiro de Cabeça e Pescoço

 

Rua Cel JoaquimCosta, 115

Telefone: (35)99182-7771

Guaxupé MG

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG