Conteúdo para toda família

O BOM E VELHO HIGH SCHOOL  NOS EUA

VERÔNICA RIBEIRO

Durante a Primeira Guerra Mundial, jovens americanos trabalharam voluntariamente como motoristas de ambulância em Paris, retirando soldados feridos das frentes de batalha, e foi assim que esses voluntários perceberam que os medos e angústias de pessoas de vários lugares do mundo eram similares, e que o conhecimento sobre a vida e a cultura dessas pessoas criava laços afetivos. Então após a Segunda Guerra Mundial (1930-1945), quando o mundo estava dividido e era urgente promover o entendimento e respeito entre as nações e povos, algumas ONGs dos Estados Unidos iniciaram os intercâmbios, trazendo jovens para estudar em seu país e mostrando para eles que a Terra é coberta de diferenças e que deveríamos conhecê-las para aprender a respeita-las.

Por ser o pioneiro no assunto, os Estados Unidos é o mais tradicional, e receber intercâmbistas faz parte da cultura. Além da experiência cultural, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a rotina de um jovem norte americano, em seus ônibus amarelos e armários no corredor do colégio que tantas vezes vimos nos filmes, irá morar em uma casa com famílias reais ou em alojamentos estudantis, frequentando colégios públicos ou privados e passando pelos desafios e prazeres que um longo período longe de casa deverá proporcionar.

O High School têm duração de 01 semestre (inicio em Agosto ou Janeiro) ou 01 ano letivo (inicio em Agosto), e pode ser feito com dois tipos de visto: o J1- somente para escolas públicas ou o F1- que pode ser em escola pública ou privada. A escolha do programa irá determinar o custo, mas para se ter uma idéia, um semestre no J1 sai por USD 7470 e o anual USD 8100. Este valor inclui Matrícula escolar, Acomodação em casa de família com todas as refeições, Transfer do aeroporto para a acomodação, Representante local para assistência 24hrs e Seguro de Saúde. Entenda um pouco mais:

 

J1 PROGRAM => High School em Escola Pública. É o mais conhecido e conta com o melhor custo benefício. Os pré-requisitos são mais rígidos, sendo indicado para um aluno altamente flexível, que esteja apto a descobrir os costumes e o cotidiano da região onde irá residir. Não é possível escolher distrito e nem cidade, que provavelmente será no interior, podendo inclusive ser em zonas rurais. A colocação acontece através de um longo processo, o que significa que ele pode receber a confirmação da escola e da casa de família apenas dias antes do embarque. Aconselha-se que o processo seja realizado com no mínimo 6 meses de antecedência.

As escolas são públicas e o aluno recebe uma bolsa, por este motivo existe uma exigência maior na escolha do aluno, que deve ter entre 15 e 18 anos, não ter repetido nos últimos 3 anos, ter notas acima da média e nível de inglês deve ser intermediário (mínimo de 50 pontos no teste aplicado).

Caso o aluno queira indicar um Estado (ex: California) ele paga uma taxa de US$400, então quanto antes fizer a inscrição e indicação, maiores as chances de conseguir cair no estado desejado.

 

F1 PROGRAM => High School em Escola Pública ou Privada - Se a escolha for Escola Pública, a diferença é que o aluno escolhe a cidade e o distrito escolar onde gostaria de estudar. Se encaixa no perfil de aluno que sonha em morar em cidades de médio à grande porte e deseja escolher alguns pontos importantes da experiência, como clima, região ou mesmo questões relacionadas á parte acadêmica da escola ou á oferta de aulas e atividades. O aluno indica três opções de distritos. Geralmente as colocações chegam com maior antecedência e com isso o contato com a família começa antes do embarque. Neste programa existe uma maior flexibilidade com relação aos pré-requisitos, principalmente idade e nível de inglês.

Se a escolha for Escola Privada, ele será altamente personalizado, e além da cidade e distrito, ele irá escolher a escola (dentre a lista de opções) de seu interesse, levando em consideração as matérias estudadas, atividades, esportes de preferência e etc. O nível de inglês exigido é básico e a média escolar pode ser razoável. O aluno pode optar por estudar em escolas muito tradicionais e até mesmo religiosas. Pode morar em casa de família ou em sistema Boarding School, que são residências estudantis dentro da escola, com acomodações divididas por sexo e faixa etária,  administradas por coordenadores extremamente cuidadosos, de forma a garantir a organização e segurança dos quartos.

Então se o seu sonho é cursar o colegial na maior potência econômica do mundo e no mais tradicional destinos, essa deve ser a sua escolha.

 

CONSULTORIA

 

Verônica Ribeiro Consultora de Intercâmbios Experience World

Telefones: (35) 99139-3017

(19) 3684-1742

 

publicidade

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG