Conteúdo para toda família

UMA GERAÇÃO

DE NOVOS TALENTOS

Dra. Meiry Marques e a Ginecologia e Obstetrícia

Você já fez sua rotina ginecológica esse ano? Muitas mulheres ainda desconhecem a importância da prevenção ginecológica, ás vezes por falta de informação ou pela falta de tempo devido às múltiplas tarefas que exercem em seu dia a dia.

Quem fala um pouco sobre essa linda especialidade da medicina é a ginecologista Meiry Faria Marques, que é graduada pela Universidade de Araraquara-UNIARA. Cursou residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio onde conquistou o Título de Especialista.

Ela explica que a ginecologia é a especialidade médica responsável pela manutenção e pelos cuidados da saúde da mulher em todas as fases da vida e, portanto, tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento das doenças dos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva, vagina, colo uterino, útero, trompas, ovários e mamas.

São várias as patologias diagnosticadas e tratadas por esta especialidade, tais como o desenvolvimento puberal (puberdade), distúrbios da menstruação, dores pélvicas, corrimentos genitais e doenças sexualmente transmissíveis. “Também tratamos de menopausa, doenças mamárias, cistos ovarianos, miomas uterinos, prevenção e diagnóstico do câncer de colo uterino e do câncer de mama, orientações sobre métodos contraceptivos, entre outras. Vale lembrar que além das doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino, o diagnóstico de doenças clínicas em geral também pode ser feito pelo ginecologista”, explica.

A primeira consulta ginecológica de uma mulher deve acontecer ainda na adolescência, geralmente próximo à primeira menstruação. “Nada impede de passar por consulta anteriormente caso o pediatra, a mãe ou a própria adolescente julgar necessário. A partir desse momento, as consultas deverão ocorrer anualmente para a realização de exames preventivos periódicos e orientações gerais sobre saúde e bem estar”.

A médica alerta que a rotina anual deve ser feita independente de qualquer queixa, pois muitas doenças não manifestam nenhum sinal clínico e, inclusive, doenças graves como o câncer de mama e o câncer de colo uterino podem não produzir nenhum sintoma. Se  forem diagnosticadas precocemente podem ser curadas.

“Porém, sempre que surgir queixa ginecológica ou até mesmo dúvidas sobre saúde feminina é indispensável que procure novamente seu ginecologista de confiança mesmo que tenha feito sua consulta de rotina recentemente”.

Para concluir, a especialista faz um alerta sobre outros cuidados que também são indispensáveis para a prevenção e manutenção da saúde.  “Não basta consultar e realizar exames periódicos sem ter esses hábitos saudáveis como bons hábitos alimentares, prática regular de atividade física, vacinação atualizada, não fumar, beber com moderação, usar protetor solar, cuidar da saúde bucal, sono de qualidade e momentos de lazer. Afinal, todo mundo sabe que prevenir é melhor que remediar. Mulher que se ama, se cuida. Prevenção é um ato de amor.

 

Consultoria

 

Centro Médico

Rua Coronel Antônio Costa, 255

Telefone: 3551-2100. (Conveniada Unimed) Guaxupé - MG

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG