Conteúdo para toda família

moda&estilo

Marcela Palos, colunista

@mapalos

TÊNIS!

Essa matéria é sobre a invasão do tênis no mundo da moda. Um dos calçados mais populares está ganhando cada vez mais estilo e vem agradando muito bem o público fashionista. Dos atletas para às passarelas.

Nos anos 80 e 90 quem ditava tendência dos “pés dos adolescentes” eram os jogadores de basquete e cantores de Hip Hop. Hoje o street style é dominado por esses tênis assinados por estilistas ou por parcerias com celebridades.

As marcas Nike e Adidas passaram a dominar este  mercado de tênis casuais e começaram a investir nas parcerias e criação de imagens de moda. Isso foi de grande sucesso, como por exemplo, quando se juntaram com os cantores  Pharrell Williams, Kanye West e também o jogador de futebol Neymar, quando a Nike desenvolveu uma chuteira exclusivamente para ele durante a Copa do Mundo de 2014.

Um dos modelos mais amados atualmente pelo povo da moda, o Adidas Stan Smith, foi lançado em 1971 como um modelo para jogar tênis. Em 2014, chegou ao mercado a primeira linha assinada por Raf Simons, estilista da Dior, que não só ressuscitou o modelo como o catapultou ao estrelato fashion.

Em 1996, Miuccia Prada desencadeou a moda dos tênis feitos por grifes ao colocar sua criação na passarela da Prada. O modelo Prada PS0906, inicialmente criado para a equipe de vela Luna Rossa, claramente priorizava a estética em vez da performance.  O mais importante para ela era a expressão de um estilo. Mas isso era apenas uma prévia do que aconteceria nos anos 2000.

A moda das parcerias de estilistas e celebridades com marcas de tênis renomadas veio com tudo. Em 2002, a Adidas convidou Jeremy e Yohji Yamamoto para recriarem modelos tradicionais da marca. Ambas as parcerias deram tão certo ao unir a funcionalidade original dos modelos e a estética dos estilistas que continuam até hoje: Jeremy no seu estilo divertido e Yohji, de vanguarda.

Diversas marcas fizeram suas versões para o tênis, como a Lanvin. Mas o momento de virada, em que trendsetters passam de consumidores a criadores, foi quando o rapper e ícone de street style Kanye West passou a desenvolver modelos para marcas esportivas e grifes. A Nike e o cantor desenvolveram ao longo de dois anos o Air Yeezy, lançado em 2009, a primeira colaboração não esportiva da empresa. Kanye desenhou o modelo em parceria com o diretor criativo da Nike, Mark Smith, e eles ainda lançaram outras duas versões do tênis, em 2012 e 2014.

Hoje há grandes opções de tênis que podem compor looks super legais e descolados. Uma parceria super fofa e que deu muito certo, foi entre a Adidas e a marca carioca Farm. Outro modelo bem legal é o New Balance. Vale a pena ter pelo menos um e entrar nessa tendência.

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG