Conteúdo para toda família

HISTÓRIAS CRUZADAS

A HISTÓRIA DE ROSANA MARQUES SE MISTURA COM O MOVIMENTO FANTÁSTICO DA MODA ÍNTIMA QUE MUDOU, DEFINITIVAMENTE, A VIDA DOS JURUAIENSES

A professora Rosana Marques ensinava as crianças as letras do alfabeto e a ler as primeiras sílabas da nossa complexa língua portuguesa. Mas ela talvez já soubesse, lá pelos anos de 1994, que ia ensinar muita gente a empreender, crescer e brilhar Brasil afora. Foi há 25 anos, quando a cidade de Juruaia começou a desenvolver um know-how próprio na fabricação de moda íntima - o que mudou a economia e a vida de toda cidade.

E a então professora Rosana Marques, ao lado de mais alguns visionários, foi uma das primeiras a acreditar nesse arranjo produtivo local. Do quarto localizado na casa do irmão – onde começaram a serem produzidas as primeiras peças – até a construção de um case de sucesso através do reconhecimento nacional da marca  Ouseuse Lingerie, Rosana imprimiu sua marca de forma indelével na história de Juruaia e da moda íntima brasileira. Algo extremamente raro nos dias de hoje.

“Há 20 anos  a economia da cidade vinha das atividades agrícolas. Atualmente, as mulheres comandam 98% das empresas do mercado de lingerie colocando Juruaia entre as três primeiras no ranking nacional de maiores produtores do segmento. Muitas pessoas me seguiram, acreditaram e me ouviram. Prova disso é que muitos ex-colaboradores montaram suas próprias empresas.  Hoje, não os vejo como concorrentes, mas como grandes parceiros. Trocamos ideias, fazemos cursos, viajamos e crescemos juntos, enfim, somos unidos”.

A Ouseuse Lingerie tem excepcional solidez e vigor ímpares no mercado nacional, além de atuação destacada no exterior. A empresa tem como meta fazer o melhor para a mulher, seja ela vaidosa, mãe, amiga, esposa, amante, profissional mas, acima de tudo, ousada em seus múltiplos papéis. Com cerca de 80 funcionários diretos e 120 indiretos, a Ouseuse tem como missão produzir peças que unam qualidade, beleza e conforto. No início, sua produção era apenas de calcinhas e sutiãs. De forma natural, ampliou sua gama de produtos e hoje oferece lingerie nas versões básica, fashion e ousada; e as linhas praia, fitness e masculina. Associem-se ao grupo as marcas Oficina do Pijama e Ouse Use Men.

A cada coleção, procura aliar as tendências mundiais da moda com as tecnologias disponíveis no mercado. Diversidade de produtos é uma preocupação constante da marca, pois Rosana Marques tem a consciência de que os biotipos das brasileiras são diversos e, por isso mesmo, procura atender a todos os gostos, em uma clara demonstração de respeito às preferências e características individuais.

 

FUNDAÇÃO DA ACIJU

 

Rosana, além de ser uma das idealizadoras e grande entusiasta da Feira de Lingerie de Juruaia – Felinju – também teve participação determinante na fundação da Associação Comercial e Industrial de Juruaia – ACIJU. Em 1994, época em que as primeiras empresas surgiram em Juruaia – quase todas geridas por mulheres – houve a necessidade de uma representatividade associativista para a classe. “Em uma das reuniões com Carlos Alberto Cruvinel, Amadeu Zeituni e Tércio Claudino, ambos representantes do Sebrae, com empresários de Juruaia e de Guaxupé, com o apoio do saudoso Expedito Ribeiro - tão querido e estimado pelo espírito associativista. Ele disse assim: hoje vamos fundar uma associação comercial em Juruaia e ela tem que ser presidida por uma mulher e essa mulher tem que ser a Rosana. E assim criamos a Aciju em 1997. E, como um empreendedor nunca sabe dizer não, mas  arrumei tempo para tudo e para todos! Com 3 filhos, loja Corda Bamba e escola para lecionar, aceitei esse desafio de presidir a recém criada Aciju.  Sem recursos financeiros, sem estrutura física e eu sem nenhuma experiência. Mas com garra, coragem e muita vontade de unir os empresários e tornar as nossas pequenas empresas em uma maior com o nome Juruaia, fomos avante.  E que orgulho estar super presente e atuante na Aciju, comemorando os 20 anos dessa tão significativa entidade”, explica Rosana.

Ela diz que tem total gratidão a todos presidentes, associados e, em especial, ao saudoso Expedito Ribeiro. “Ele nos deu força e acreditou em nós, mulheres. Agradeço também a todos que tanto contribuíram para essa história de desafios e de tantas vitórias. Quantas ações em prol do empresariado e da cidade! Quantos  eventos fazemos! E com a Aciju forte, atuante, fortes serão nossas empresas reconhecidas cada vez mais será nossa Juruaia. Esse é o meu legado”, finaliza.

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG